sábado, 14 de abril de 2012

Clássicos do design.



Existem estilos que são tão fortes e marcantes que atravessam os anos sendo revisitados. Com o design não é diferente. São desenhos  tão atemporais que resistem até hoje e marcam presença em inúmeros projetos de decoração de interiores, como vemos nas principais revistas de decor!

Confesso para vocês que foi dificil fazer uma listinha só com 10 cássicos do design, então me permiti fazer 11, mas eu poderia fazer uma listinha com 20 fácil! 
Mas vamos ao que interessa!

1) Cadeira Panton
Esta peça cheia de curvas é um bom exemplo do estilo do arquiteto e designer dinamarquês Verner Panton (1926-1998), que introduziu a estética pop no mobiliário e na arquitetura de interiores nos anos 1960. Idealizada em 1960 e produzida em série a partir de 1967, a Panton foi a primeira cadeira confeccionada totalmente em plástico. Graças à sua forma inusitada figura em coleções de renomados museus do mundo. 



2) Cadeira Bertoia 
A linha Bertoia nasceu no estúdio de Hans e Florence Knoll, onde o designer Harry Bertoia (1915-1978) desenvolveu seus estudos sobre metal e criou peças que se tornariam ícones do design. A peça, formada por uma tela que se assemelha a um cesto, valoriza a funcionalidade e a flexibilidade do material em uma estrutura de aço curvado e soldado. Lançada em 1952, incorporada à coleção Knoll, sobrevive até hoje compondo as mais diversas decorações de interiores. 





3) Chaise Le Corbusier
Também chamada de LC4, a chaise longue criada pelo arquiteto e designer Le Corbusier - ou Charles Édouard Jeanneret-Gris (1887-1965) parece flutuar no ar. Exposta no salão de outono em Paris, em 1929, a chaise segue as curvas naturais do corpo numa estrutura de metal e couro. Afinal a natureza, que fez parte da infância do artista, inspirou muitos de seus trabalhos, que influenciaram renomados arquitetos modernistas brasileiros, como Lúcio Costa (1902-1998) e Oscar Niemeyer (1907). 



4) Poltrona Mole
Essa peça criada em 1957 pelo arquiteto carioca Sergio Rodrigues, tornou-se um móvel representativo da identidade nacional e colaborou na projeção do Brasil no cenário internacional. A peça é destaque permanente do MoMa, em Nova York. Resultado da busca da funcionalidade do sentar o prazer do descanso, o móvel retrata a cultura brasileira, pois entre os materiais está o jacarandá, couro natural, redes e catres. 



5) Poltrona Barcelona
A poltrona foi criada em 1929 pelo arquiteto norte-americano Mies Van Der Rohe (1886-1969) para o pavilhão alemão da Exposição Universal de Barcelona, na Espanha. Duas peças foram colocadas no espaço para que o rei e a rainha espanhóis se sentassem nelas como se estivessem em seus tronos. A peça foi o marco da Bauhaus - escola de design, artes plásticas e arquitetura que surgiu na Alemanha (1919-1933). Uma única estrutura de aço chapado e estofado de couro botonê, costurado à mão, elevaram a Barcelona ao status de ícone do design moderno. 



6) Mesa de jantar Saarinen
A linha Tulip, do arquiteto finlandês Eero Saarinen (1910), é um exemplo de design atemporal. Em sociedade com Charles Eames, ele desenvolveu uma série de móveis inovadores na década de 1930, utilizando resinas plásticas e fibras de vidro, materiais até então usados apenas em áreas industriais. Criada em 1956, a mesa, originalmente, tinha o objetivo de possibilitar o uso com várias cadeiras, já que não possui pernas nas extremidades. Seu desenho inovador é traduzido por base delgada que se une ao tampo. Um refinamento de formas. 




7) Cadeira DAR
Também conhecida como cadeira Eiffel, esta peça foi criada pelo casal de arquitetos norte-americanos Charles e Ray Eames (1907-1978 e 1912-1989, respectivamente), pioneiros na experimentação, o que rendeu uma grande produção de criações atemporais. A cadeira moldada em plástico é uma delas, agora produzida em acrílico. Sua base estruturada em aço inox deixa o acento em concha ¿flutuar¿. O design criado em 1948 funciona bem até hoje nos mais diversos projetos de decoração. 




8) Poltrona Egg
Seu formato semelhante a um ovo foi o mote desta peça desenhada em 1957 pelo arquiteto Arne Jacobsen (1902-1971). Nascido em Copenhagen, na Dinamarca, Jacobsen foi também decorador, professor e designer de móveis, têxtil e de cerâmicas. Considerada hoje um ícone do design mundial, a Egg foi criada para o Hotel Royal SAS, de Copenhagen, também projetado pelo arquiteto. 




9) Poltrona Swan 
A peça também foi desenhada por Arne Jacobsen, juntamente com a Poltrona Egg. Ambas foram criadas para o lobby e lounge do hotel dinamarquês Royal Hotel. Essa peça marcou época por ser inovadora em termos de design - repare a forma totalmente curvilínea ¿ e sua inovação tecnológica. 






10) Poltrona Eames
Um conjunto clássico do século 20, a poltrona e o pufe Eames foram desenhados em 1956 por Charles e Ray Eames (1907-1978 e 1912-1989, respectivamente). Desde a criação, nunca deixaram de ser produzidos e comercializados. O uso de chapas de madeira curva revolucionou as técnicas construtivas da época. A poltrona em formato de concha, com o assento e encosto revestidos de couro, vira uma confortável espreguiçadeira quando usada juntamente com o pufe. Ideal para compor cantos de leitura e bibliotecas. 


11) Poltrona Tulipa 
A peça foi desenhada em 1965 pelo francês Pierre Paulin (1927), considerado um dos mais importantes designers do século 20, ao lado de Charles e Ray Eames, Eero Saarinen e Harry Bertoia. Essa cadeira revolucionou o estilo de vida da sociedade da época devido ao seu desenho inovador. A base giratória em alumínio proporciona funcionalidade ao mesmo tempo em que contrasta com o estofado. Paulin foi responsável pela criação do mobiliário do gabinete presidencial de François Mitterrand, em 1983. 



Fonte: www.terra.com.br



Espero que tenham gostado!
Besos
Gabi



8 comentários:

  1. Oi Gabi!! Ah obrigada pelo carinho, viu!! Eu gostei basatnte daqui, bloguinho feito no capricho, bela seleção de imagens, só sucesso pela frente!! E já adorei esse post pq eu AMO cadeiras! Paixonite mesmo, minha preferida é a Eiffel, mas também morro de amores pela Panton!

    Bjux!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê! Q bom q vc gostou!
      Volte sempre!

      Excluir
  2. Cadeiras e Sofás foi o tema aqui casa ontem né blogueira !? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foi!!!
      Mesa também, né gata?
      E sua mãe, já mudou tudo de novo ou deixou como arrumamos?
      Besos

      Excluir
  3. Ieeeehhh...cheguei aqui! Ufa!
    Menina, adorei a Bertoia... hahahaha
    Fiquei feliz que tenha gostado do hall! Mas olha, a gente está aprendendo a medida que fazemos... anima o marido a começar que dá pouco ele está igual! rsrsrs

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Ju vc é suspeita para falar da Bertoia!
      Vc tem na sua casa linda!
      Mas estou tentando animar o marido, na verdade estou em fase de negociações com ele!
      Beijosss

      Excluir
  4. Oi Gabi, adorei sua visita e vim te conhecer, amei o post da preguiça...heheheheh, mas das cadeiras, estamos em sintonia total, fiz o post das nossas cadeiras, e amo todas essas, acho que eu deveria morar numa mansão, não num apê, para ter todas elas...kkkk, ops, só faltou um pequeno detalhe, grana...kkkk. bjus

    ResponderExcluir
  5. Waneska, não tem como não babar com essas cadeiras, né?!?
    As suas são lindas!
    Eu tenho a poltrona Charles Eames, da Herman Miller! e adoro!
    E é verdade,da vontade de ter todas mesmo!

    ResponderExcluir